HOME FEEDBACK

Em resposta a Milei, Lula defende liberdade comercial do Mercosul

Lula destaca a importância do Mercosul como proteção comercial, enquanto Milei critica suas políticas por excluírem a Argentina do mercado global. O Brasil busca acelerar acordos internacionais antes de passar a presidência do bloco.

Presidente Lula defende livre comércio na América do Sul

Em discurso na 66ª Cúpula do Mercosul, realizada em Buenos Aires nesta 5ª feira (3.jul.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que todos os países da América do Sul devem adotar um estágio de livre comércio, com "regras claras e equilibradas".

O presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, Argentina) criticou as políticas do Mercosul, descrevendo-as como uma “cortina de ferro” que tem excluído a região do comércio global e prejudicado a economia.

Em resposta, Lula destacou que o Mercosul proporciona proteção e estabilidade, chamando a tarifa externa comum de "blindagem contra guerras comerciais". Ele expressou confiança em firmar acordos com a União Europeia e a EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) até o final do ano, criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.

Além disso, Lula mencionou que a presidência do Mercosul passará ao Brasil, buscando concluir o tratado antes do fim do seu mandato, apesar da resistência da França, que se opõe ao avanço do acordo com os europeus.

Leia mais em poder360