Em reunião com agro, Alckmin pede colaboração para reverter tarifaço; confira os presentes
Alckmin destaca a importância do agronegócio nas negociações com os EUA para reverter tarifas. Reunião reúne 19 representantes do setor para discutir estratégias e reforçar laços comerciais.
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, se reuniu com representantes do agronegócio para discutir tarifas impostas pelos EUA.
O objetivo é reverter a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump ao Brasil.
Na reunião, que é a segunda com o setor, 19 representantes do agronegócio estavam presentes na sede do Mdic, em Brasília.
Alckmin destacou que o Brasil terá uma safra recorde este ano, o que é importante para a balança comercial e o cenário econômico.
O vice-presidente se referiu ao agronegócio como campeão de produtividade e competitividade, buscando ouvir os empresários que têm forte relação comercial com os EUA.
Alckmin sugeriu que o setor agro participe das negociações através de seus congêneres americanos.
Ele argumentou que a tarifa é um “perde-perde”, pois os prejuízos também afetarão empresas americanas que operam no Brasil, ressaltando que existem mais de 4 mil empresas americanas no país.
Os participantes da reunião foram semelhantes aos da manhã, com a ausência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Gleisi Hoffmann esteve presente durante a tarde.
Veja abaixo todos os participantes: