Em reunião na Arábia Saudita, Ucrânia aceita cessar-fogo imediato de 30 dias
EUA e Ucrânia anunciam retorno imediato ao compartilhamento de inteligência e assistência de segurança. Cessar-fogo de 30 dias é proposto, aguardando resposta da Rússia.
Estados Unidos anunciaram a suspensão imediata da pausa no compartilhamento de inteligência e a retomada da assistência de segurança à Ucrânia.
A declaração foi feita após uma reunião de cerca de nove horas entre delegações dos dois países na Arábia Saudita, na cidade de Jeddah.
A Ucrânia concordou em aceitar um cessar-fogo imediato de 30 dias no conflito com a Rússia, podendo ser estendido mediante acordo mútuo.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, informou que agora levarão a proposta aos russos e afirmou que "a bola está no campo de Moscou".
O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, destacou que discutiram detalhes sobre como a guerra poderá terminar permanentemente e as garantias de segurança a longo prazo.
Waltz e Rubio continuarão as negociações, com Waltz em contato com seu colega russo e Rubio se reunindo com ministros do G7.