Em viagem de Lula, Brasil espera firmar 'compromisso político' para liberar de exportação de carne para o Japão
Governo brasileiro busca avançar nas exportações de carne bovina para o Japão durante visita de Lula. Compromissos políticos e acordos em vários setores estão na pauta do evento com empresários.
Governo brasileiro planeja utilizar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão (24 a 27 de março) para solicitar um compromisso político quanto à liberação da exportação de carne bovina in natura.
O Itamaraty revelou que há empenho político para avançar no tema, destacando que um acordo para uma visita técnica é essencial para a abertura do mercado.
Até o momento, não há previsão para essa visita, mas o governo almeja um compromisso político durante a viagem para que ocorra logo.
O Brasil já exporta carne de frango para o Japão e busca abrir mercado para carne suína. O país foi recentemente declarado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que pode facilitar o acesso ao mercado japonês.
A visita de Lula ao Japão incluirá um evento com 500 empresários, principalmente do setor agropecuário. Também estão previstas assinaturas de acordos em áreas como pesca, ciência e tecnologia, combustível sustentável e recuperação de pastagem.