HOME FEEDBACK

Em vitória da oposição, Câmara aprova urgência do PL da anistia

Urgência aprovada permite análise imediata do projeto de anistia, que visa cobrir atos políticos desde outubro de 2022. A oposição busca incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro na proposta, o que pode complicar sua aprovação no Senado.

Câmara dos Deputados aprovou, em 17.set.2025, um requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

O placar foi de 311 votos a favor e 163 contra.

O requerimento permite análise direta em plenário, sem passar por comissões. O projeto foi apresentado pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) em 2023.

A proposta concede anistia para todos os envolvidos em atos desde 30 de outubro de 2022, mas não abrange o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto afirma: “Ficam anistiados todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral... entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei”.

Após a aprovação, o deputado Motta nomeará um relator para elaborar o texto a ser votado. A oposição busca incluir o ex-presidente, dificultando a aprovação no Senado e possivelmente barrando no STF.

A avaliação é que o presidente da Câmara pautou a urgência como sinalização à oposição que apoiou a PEC da blindagem do Centrão.

Deputados da oposição tentam implementar a anistia há mais de 2 anos. O projeto da ala bolsonarista, do Major Vitor Hugo (PL-GO), foi superado pela urgência do projeto de Crivella, afiliado ao Centrão.

A expectativa é que o mérito da proposta seja analisado em plenário em até 15 dias.

Leia mais em poder360