Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel
Em resposta ao conflito com o Irã, a Embaixada do Brasil inicia a identificação de cidadãos que desejam deixar Israel. Apesar da mobilização, não há previsão de repatriação ou evacuação no momento.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv iniciou, nesta 6ª feira (20.jun.2025), o processo de identificação de brasileiros que desejam deixar Israel devido ao recente conflito com o Irã.
Um alerta consular foi emitido, informando que a embaixada está monitorando os efeitos dos ataques de mísseis e divulgou um formulário para que brasileiros em Israel o preencham. O preenchimento é obrigatório para todas as pessoas, independentemente da idade.
Ainda segundo a embaixada, não há planejamento para uma operação de repatriação ou evacuação no momento. O alerta consular, vigente desde outubro de 2023, recomenda evitar viagens não essenciais a Israel.
O Aeroporto Ben-Gurion e o espaço aéreo israelense estão fechados para voos, com exceções limitadas. Os brasileiros que pretendem sair por fronteiras terrestres devem fazê-lo por meios próprios, já que esses postos estão operacionais sob horários específicos.
A embaixada aconselha a avaliar os riscos, seguir regras de segurança e estar ciente das exigências de visto para outros países. Destaca que a assistência consular nesses casos é limitada.
No dia 5ª feira (18.jun), o governo israelense, por meio do Comando da Frente Interna, reduziu o nível de alerta na maioria do país para Atividade Limitada. As restrições de segurança podem mudar a qualquer momento.
É recomendado verificar continuamente as fontes oficiais antes de qualquer deslocamento.
Com informações da Agência Brasil.