Embaixada dos EUA endossa ameaça de subsecretário de Trump a Moraes: 'estamos monitorando'
Subsecretário americano critica ministro Moraes e alerta aliados sobre possíveis consequências. Mensagens do governo dos EUA enfatizam vigilância sobre a situação política e jurídica brasileira.
Embaixada dos EUA no Brasil publicou, nesta quinta-feira (7), uma mensagem ameaçadora de Darren Beattie, subsecretário do presidente Donald Trump, dirigida ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Beattie critica a condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e acusa Moraes de ser o "principal arquiteto da censura e perseguição" a Bolsonaro e seus apoiadores.
No final, ele afirma que "os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar" suas ações, acrescentando que estão monitorando a situação de perto.
Essa não é a primeira vez que Beattie se manifesta sobre Moraes. Ele já apoiou publicamente sanções contra o ministro e criticou suas decisões, chamando-o de "coração pulsante do complexo de perseguição" a Bolsonaro.
O governo dos EUA utiliza o processo contra Bolsonaro e as decisões de Moraes como justificativa para sanções e aumento de tarifas comerciais aos produtos brasileiros. A tensão aumentou após a decisão de Moraes de determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro.
O ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado, mas a prisão foi parte de um inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, onde ele articula a defesa do pai.