HOME FEEDBACK

Embaixador da Áustria recebe título de doutor honoris causa do IDP

Em cerimônia marcada por reflexões sobre a instabilidade global, o embaixador austríaco enfatizou a importância do diálogo e da diplomacia em tempos de crise. Scholz também destacou a relevância de sua trajetória profissional na promoção dos valores universais defendidos pelo IDP.

Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, recebe título de doutor honoris causa

Na quarta-feira (27.ago.2025), o embaixador Stefan Scholz foi agraciado com o título de doutor honoris causa pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa). A entrega ocorreu em cerimônia na sede do instituto, com a presença do ministro Gilmar Mendes, do STF.

Scholz, que é doutor em ciência política pela Universidade de Viena, representa a Áustria no Brasil desde agosto de 2021 e tem um histórico diplomático que inclui postos na Nigéria e no Irã.

Ele estabeleceu uma parceria com o IDP para a criação do Centro Hans Kelsen de Estudos sobre a Jurisdição Constitucional, que será inaugurado em novembro de 2023.

Durante seu discurso, Mendes destacou a instabilidade global e a importância do diálogo entre nações. Ele afirmou que, com a concessão do título a Scholz, o IDP reafirma valores universais como cultura, ciência, e respeito aos direitos humanos.

Scholz também comentou sobre a instabilidade, enfatizando a missão da diplomacia em tempos de divisão social e política. Ao receber o título, ele expressou a necessidade de construir pontes, apesar dos desafios.

Em dezembro de 2025, a Áustria comemorará 200 anos de relações diplomáticas com o Brasil, sendo o primeiro país europeu a reconhecer o Brasil como independente.

Leia mais em poder360