HOME FEEDBACK

Embaixador da China avisa ao governo Lula que Xi Jinping não virá à cúpula do Brics

A desistência de Xi Jinping gera preocupações sobre a representatividade do Brics na cúpula, que contará com a presença de representantes em vez dos líderes dos principais países. A situação é exacerbada pela escalada da guerra no Oriente Médio e pode impactar as discussões sobre objetivos climáticos entre os membros.

Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, anunciou que o presidente chinês, Xi Jinping, não comparecerá à cúpula do Brics nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.

A China enviará o primeiro-ministro, Li Qiang, como representante. Esta desistência ocorre em meio à escalada da guerra no Oriente Médio, com ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã.

Além de Jinping, Vladimir Putin, presidente da Rússia, também não estará presente, sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

Outro possível desfalque é a participação do Irã, que recentemente integrou o Brics, mas pode não comparecer devido ao conflito. Na semana passada, Putin e Xi conversaram sobre a situação, condenando os ataques israelenses e manifestando a necessidade de distensão.

O governo brasileiro preside o Brics este ano e busca convencer os países membros a atualizarem seus objetivos climáticos até novembro, visando um bom desempenho na COP30, que ocorrerá em 2025 no Brasil.

Leia mais em valoreconomico