Embaixador da Ucrânia convida Lula ao país antes de encontro com Putin
Embaixador sugere visita de Lula à Ucrânia para fortalecer argumentos antes de encontro com Putin. A reunião destaca a importância do apoio brasileiro e a busca por um cessar-fogo na guerra em curso.
Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnik, encontrou-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin no dia 28 de fevereiro.
Melnik sugeriu que Luiz Inácio Lula da Silva visite Kiev antes de seu encontro com o presidente Vladimir Putin, marcado entre 8 e 10 de maio.
Para o embaixador, essa visita seria crucial para que Lula tenha um argumento moral ao se encontrar com Putin.
Melnik afirmou: "Talvez agora nas próximas semanas, porque nós sabemos que haverá uma visita a Moscou. Por que não visitar a Ucrânia e Kiev antes disso?"
Ele agradeceu pelo apoio brasileiro e reforçou o convite: "esta chance histórica de visitar a Ucrânia assim que possível."
A guerra entre Rússia e Ucrânia se iniciou em fevereiro de 2022. O Brasil manifesta apoio ao cessar-fogo, mas foi criticado por ser visto como favorável a Moscou.
Enquanto Lula criticou a invasão russa, sugeriu também um referendo nas áreas invadidas — algo que Putin já tentou, mas foi denunciado como fraude.
A estratégia brasileira tem sido facilitar a negociação de paz, enquanto Zelenski se recusa a negociar sem a retirada das tropas russas.
O cenário se complica com mudanças na postura americana, especialmente durante o governo Trump.