HOME FEEDBACK

Embaixador da Ucrânia sugere que Lula visite Zelensky antes de encontrar Putin

Embaixador ucraniano solicita encontro de Lula com Zelensky durante visita à Rússia. Melnyk destaca a importância de uma parada em Kiev para fortalecer laços entre Brasil e Ucrânia.

Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, reuniu-se com o vice-presidente Geraldo Alckmin para solicitar que o presidente Lula inclua a Ucrânia em sua visita à Rússia, de 8 a 10 de maio.

Melnyk afirmou que o presidente Zelensky está "esperando por essa visita" e sugeriu que Lula passe por Kiev antes de se encontrar com Putin. Isso, segundo ele, enriqueceria a percepção do presidente brasileiro sobre a situação da guerra.

O embaixador argumentou que, ao visitar a Ucrânia, Lula teria uma argumentação moral mais forte ao encontrar Putin em Moscou. Além disso, Melnyk propôs que o governo brasileiro leve empresários para a Ucrânia, visando estabelecer laços econômicos e apoiar a reconstrução do país após o conflito.

Melnyk reafirmou a resiliência da Ucrânia e a aspiração de se unir à União Europeia, ressaltando a importância do Brasil aproveitar essa “oportunidade histórica” para ser ativo nos esforços de paz e na recuperação econômica.

A visita de Lula à Rússia está agendada, e após, ele seguirá para a China, com encontros programados com Xi Jinping. Até o momento, não há previsão de visita à Ucrânia.

Leia mais em valoreconomico