Embate Fed x Trump sobre impacto das tarifas será testado em breve
A pressão sobre o Federal Reserve aumenta, à medida que a administração Trump critica a falta de cortes nas taxas de juros, mesmo com a inflação sob controle. Relatórios de empregos e preços ao consumidor nas próximas semanas podem mudar a trajetória da política monetária.
Economistas acreditam que as tarifas do presidente americano Donald Trump aumentarão a inflação, mas dados recentes questionam essa expectativa.
A Casa Branca está pressionando o Federal Reserve (Fed) para reduzir as taxas de juros, enquanto divergências internas surgem entre diretores sobre um possível corte em julho.
Relatórios importantes sobre emprego e preços ao consumidor, a serem divulgados nas próximas semanas, serão decisivos para as ações do Fed. A expectativa é que eles mostrem o impacto das tarifas nos preços.
William English, professor de Yale, destaca a incerteza das previsões econômicas atuais, já que nunca houve um experimento similar na economia moderna dos EUA.
Trump e aliados criticaram Powell, chamando-o de “cabeça oca”. O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, e outros republicanos também pedem cortes nos juros com base em dados recentes.
Analistas preveem que a inflação deverá aumentar nos próximos meses. Powell mencionou a possibilidade de aumentos significativos nos dados de junho, julho e agosto, com os efeitos das tarifas se espalhando.
Embora haja discussões sobre cortes nos juros, atualmente, os investidores veem apenas 20% de chance de uma mudança em julho, apostando em um corte mais provável em setembro.