Embraer acerta venda de até 20 jatos para o Japão
A compra de jatos da Embraer pela ANA representa um investimento significativo no setor aéreo e potencializa a imagem da aviação brasileira no mercado internacional. O acordo também inclui discussões sobre a adoção de combustíveis sustentáveis por companhias japonesas.
Presidente Lula anuncia acordo entre a Embraer e a Ana (All Nippon Airways) para a compra de até 20 jatos E-190.
O anúncio foi feito durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio.
Lula mencionou que “quem compra 20” aeronaves “pode comprar um pouco mais”, incentivando o interesse de outras empresas japonesas nas aeronaves da Embraer.
O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) afirmou que o acordo representa quase R$ 10 bilhões em investimentos da ANA na Embraer.
O ministro destacou o “trabalho comercial” de Lula como fundamental para o desenvolvimento da aviação brasileira e a necessidade de preparar a mão de obra brasileira.
Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer, expressou satisfação com a venda, enfatizando a importância da ANA para fortalecer a imagem dos aviões Embraer em outros mercados.
Além da venda, estão em negociação iniciativas para que o setor de aviação japonês adote o SAF (Combustível Sustentável de Aviação), uma alternativa ecológica ao combustível fóssil.
Costa Filho destacou que o Brasil pode se tornar um grande exportador de SAF e que há planos para utilizar 10% de etanol no combustível no Japão, beneficiando a indústria sucroenergética brasileira.