Emprego dos sonhos? Agência espacial paga R$ 31 mil para quem ficar deitado por 10 dias; veja imagens
A Agência Espacial Europeia recruta voluntários para um experimento que simula as condições do espaço, oferecendo 5 mil euros por 10 dias de imersão em um colchão d'água. A pesquisa busca entender os efeitos da microgravidade no corpo humano e suas implicações na medicina.
A Agência Espacial Europeia (ESA) está recrutando voluntários para um estudo chamado Vivaldi III, que pagará 5 mil euros (R$ 31,2 mil) para quem aceitar ficar deitado em um colchão d'água por 10 dias.
O objetivo da pesquisa é simular as condições do espaço na Terra e entender como o corpo humano reage à microgravidade.
A experiência ocorrerá na Clínica Espacial Medes, na França. Os participantes ficarão em uma espécie de banheira, mas com um tecido impermeável que os mantém secos, recriando a sensação de ausência de peso.
Os requisitos para se inscrever incluem:
- Homens entre 20 a 40 anos;
- Boa saúde e não fumantes;
- IMC entre 20 e 26;
- Altura entre 1,65 m e 1,80 m;
- Boa forma física e prática regular de exercícios.
Durante o experimento, os voluntários deverão participar de estudos médicos e usar uma tábua flutuante para refeições.
As fases anteriores do Vivaldi já incluíram outros estudos de imersão seca. Ann-Kathrin Vlacil, da ESA, destaca que o objetivo é refinar o entendimento sobre a vida no espaço e seus efeitos fisiológicos.
Essa pesquisa pode também trazer benefícios para a medicina tradicional, especialmente para o tratamento de pacientes acamados, idosos e pessoas com doenças musculoesqueléticas, segundo Marc-Antoine Custaud, da ESA.