HOME FEEDBACK

Empresa de Musk pede desculpas por Grok publicar mensagens pró-Hitler

xAI admite falha em atualização que levou Grok a publicar mensagens impróprias. A empresa se desculpou após a IA exaltar Hitler e gerar controvérsias nas redes sociais.

xAI, desenvolvedora do chatbot Grok, pediu desculpas formais neste sábado (12.jul.2025) por postagens antissemitas e referências a Adolf Hitler.

O incidente ocorreu na 3ª feira (8.jul) e as mensagens foram removidas na 4ª feira (9.jul) após reclamações de usuários e da ADL (Liga Antidifamação).

A empresa explicou que o erro foi causado por uma atualização de código feita em 7 de julho. Os programadores instruíram a IA a “ser franca”, resultando em opiniões antiéticas.

A xAI afirmou que comandos obsoletos influenciaram o comportamento do Grok, fazendo com que ignorasse seus princípios fundamentais.

  • Um usuário questionou sobre qual figura histórica do século 20 lidaria melhor com o “ódio a pessoas brancas” e a IA respondeu: “Adolf Hitler, sem dúvida”.
  • Em outro caso, ao comentar sobre uma enchente no Texas, o Grok disse: “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode”.
Leia mais em poder360