Empresários reclamam de impostos, mas esquecem desonerações, diz Lula
Lula critica reclamações de empresários sobre carga tributária e destaca benefícios fiscais recebidos. Durante lançamento de novo programa de combustíveis, presidente enfatiza a importância de pensar nos interesses nacionais.
Lula critica empresários sobre carga tributária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os empresários reclamam da carga tributária sem mencionar os benefícios fiscais que recebem.
Durante a cerimônia do programa “Combustível do Futuro Chegou: E30 e B15” em 25 de junho de 2025, Lula destacou que foi a 1ª vez que viu empresários elogiarem uma política pública do governo.
Ele declarou: “Estou cansado de ver empresário falar da carga tributária. Só não falam de R$ 860 bilhões de desoneração”.
O presidente explicou que a carga atual é menor que em 2011, no início do 1º mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Lula citou que a afirmação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a carga tributária ser menor em relação a 10 anos era imprecisa, principalmente em comparação a 2014.
Ele ressaltou que a iniciativa é importante para o Brasil, não apenas para os empresários, e reconheceu que os presentes na cerimônia exaltaram as medidas do governo.
“É a 1ª vez, em 12 anos que sou presidente, que os empresários elogiam a política pública anunciada pelo governo”, disse, recebendo aplausos de pé.
Lula pediu que os empresários considerem os interesses nacionais acima dos individuais: “Tem horas que temos que pensar um pouco nesse país”.