Empresários são detidos por suspeita de envolvimento em plano para assassinar promotor de Justiça em Campinas
Empresários são presos por tentativa de assassinato de promotor alinhada ao PCC. Operação Linha Vermelha investiga envolvimento em crime organizado e outros delitos.
Dois empresários são detidos, nesta sexta-feira (29), suspeitos de participar de um plano para assassinar o promotor de Justiça Amauri Silveira Filho, em colaboração com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
O ataque também visava um comandante da Polícia Militar. A ordem do crime teria sido dada por Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como Mijão, membro de alto escalão da facção e atualmente foragido.
Os detidos são Maurício Silveira Zambaldi, chamado de Dragão, e José Ricardo Ramos, capturados em Campinas. Um terceiro homem foi levado à delegacia após tentar se desfazer de um celular ao notar a presença policial.
A ação é parte da Operação Linha Vermelha, que investiga crimes como organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O Ministério Público afirma que os empresários financiaram a compra de veículos e armamentos para a emboscada, que foi frustrada antes da execução.
Mandados de prisão e busca foram autorizados pelo juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Campinas, com cumprimento realizado por equipes do 1º Baep e do Ministério Público. Mijão é um dos principais operadores do tráfico de cocaína do PCC e, mesmo fora do Brasil, continua a coordenar atividades ilícitas.
As investigações estão em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no plano de assassinato.