Enchentes na Índia deixam mais de 70 mortos na região do Himalaia
Equipes de resgate continuam os esforços para localizar sobreviventes e recuperar corpos entre os escombros. As inundações em Uttarakhand destacam a crescente gravidade dos desastres naturais na região, exacerbados pelas mudanças climáticas.
Mais de 68 pessoas continuam desaparecidas uma semana após inundações em um vilarejo próximo ao Himalaia, na Índia.
As autoridades confirmaram quatro novas mortes, elevando o total para mais de 70 vítimas desde a tragédia de 5 de agosto.
Vídeos mostram uma corrente de água lamacenta arrastando residências na localidade turística de Dharali, em Uttarakhand.
A equipe de resgate, liderada por Gambhir Singh Chauhan da Força Nacional de Resposta a Desastres, relata dificuldades nas buscas. "Ao cavar, sai água", disse ele.
Os cães farejadores identificaram possíveis locais de corpos, e radares estão sendo utilizados para auxiliar as operações.
Inicialmente, 100 pessoas estavam desaparecidas, mas o número foi revisado para 68, incluindo 44 indianos e 22 nepaleses.
Inundações e deslizamentos de terra são comuns na temporada de monções (junho a setembro), mas mudanças climáticas aumentam sua frequência e gravidade.
Com informações da AFP