HOME FEEDBACK

Enchentes no norte da China matam ao menos 9, diz mídia estatal

Operações de busca e resgate mobilizam mais de 700 pessoas após enchente devastadora. Especialistas apontam para mudanças climáticas como fator contribuinte para condições extremas na região.

Nove pessoas morreram em uma enchente repentina no norte da China, com três desaparecidos, em meio a monções do leste asiático causando caos na região. A cheia ocorreu no rio que atravessa as pastagens da Mongólia Interior por volta das 22h de sábado, levando 13 camping nas proximidades da cidade de Bayannur.

Mais de 700 pessoas estão envolvidas na operação de busca e resgate, e uma já foi resgatada. A China enfrenta condições climáticas extremas desde julho, com chuvas intensas atribuídas a mudanças climáticas.

Bayannur é um importante polo agrícola para grãos e óleos e também centro de criaçãode ovinos. Em outra região, na província de Hainan, a suspensão da pesca terminou neste sábado, após meses de restrições devido às chuvas.

Na província de Sichuan, o mau tempo causou a morte de 2 pessoas e ferimentos em 3 durante um festival de cerveja na cidade de Mianzhu.

A enchente segue uma chuva intensa em Pequim, que resultou em 44 mortos e deslocou mais de 70 mil moradores no mês passado. O governo chinês anunciou 430 milhões de yuans (R$ 323 milhões) para assistência a desastres, totalizando 5,8 bilhões de yuans (R$ 4,3 bilhões) desde abril.

Leia mais em folha