Enel desiste de construir 8 usinas solares na Bahia após atraso em obras de transmissão
Enel Brasil cancela usinas solares na Bahia devido a problemas de escoamento de energia. A revogação foi aprovada pela Aneel após a constatação de inviabilidade das operações até 2027.
A Enel Brasil revogou as outorgas das usinas solares Novo Lapa 1 a Novo Lapa 8, totalizando 333 MW de capacidade, devido ao descasamento entre a operação das plantas e os ativos de transmissão.
As usinas seriam instaladas em Bom Jesus da Lapa, Bahia, com operação prevista para dezembro de 2026. A decisão foi tomada pela Aneel após a constatação de que a operação comercial estava prevista apenas para setembro de 2027.
A Enel afirmou que "as obrigações assumidas tornaram-se inexequíveis devido a fato de terceiro, alheio à sua vontade". A empresa destacou a negativa do Operador Nacional do Sistema quanto ao acesso pleno ao Sistema Interligado Nacional.
Além disso, a empresa ressaltou a necessidade de um planejamento estrutural da EPE para resolver o problema, sem possibilidade de antecipação das obras, previstas para março de 2025.
Entre as obras necessárias estão:
- linha de transmissão 500 kV Presidente Juscelino – Vespasiano
- nova subestação Buritizeiro 3 500/345 kV
- linhas 500 kV Buritizeiro 3 – Pirapora 2
- linhas 500 kV Buritizeiro 3 – São Gotardo 2
- linhas 500 kV Buritizeiro 3 – São Gonçalo do Pará
Esses ativos foram licitados no leilão de julho de 2022, e a Enel alertou sobre o risco de restrição de geração para evitar sobrecargas.