HOME FEEDBACK

Enem atrai inscritos que abandonaram escola ao voltar a garantir diploma de ensino médio

Candidatos com mais de 18 anos buscam no Enem 2025 a certificação do ensino médio, com um aumento significativo de inscrições em relação ao ano anterior. O exame, previsto para novembro, também atrai um número crescente de alunos em fase de conclusão do ensino médio e treineiros.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 atrai um número crescente de candidatos com mais de 18 anos, sem conclusão da educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) retomou a certificação do ensino médio pela prova, resultando em um crescimento de mais de 200% neste grupo. Mais de 81 mil inscritos não estão matriculados na escola ou possuem diploma. Em 2024, eram apenas 24 mil.

Para obter o diploma, os candidatos devem atingir 450 pontos em cada uma das quatro provas e 500 na Redação.

Jefferson Perez, 24 anos, é um exemplo: parou de estudar aos 15 para trabalhar e agora busca a certificação para ingressar na faculdade.

Ao todo, 98 mil pessoas buscam o diploma através do Enem, porém o número é inferior ao registrado em 2016, quando um milhão se inscreveram. Naquele ano, 8,6 milhões de pessoas se inscreveram no exame. A responsabilidade pela certificação foi transferida para o Encceja em 2017.

A discussão sobre a dificuldade da prova e sua dualidade de propósitos ressurge, levantando questionamentos sobre a eficácia de um único exame para selecionar alunos para o ensino superior e medir conhecimentos para a educação básica.

Em 2025, o Enem será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. O total de inscritos cresceu 11%, chegando a 4,8 milhões. O número de candidatos terminando o ensino médio subiu para 1,8 milhão, e os treineiros aumentaram para um milhão.

Leia mais em exame