Energia começa a voltar em Portugal e Espanha depois do apagão
Após apagão geral, Portugal e Espanha iniciam processo de restabelecimento da energia. Autoridades alertam a população para a gradual normalização dos serviços e pedem calma enquanto sistemas essenciais permanecem operacionais.
Retorno da energia em Portugal e Espanha após apagão geral
Nesta segunda-feira (28.abr.2025), autoridades de Portugal e Espanha anunciaram o restabelecimento gradual da eletricidade após um apagão geral.
O governo português comunicou pelo X (ex-Twitter) que a energia está sendo retornada “de forma gradual” e atuou pela serenidade da população.
A REN (Redes Energéticas Nacionais) informou que 85 das 89 estações de distribuição elétrica em Portugal foram normalizadas, restabelecendo o fornecimento para cerca de 2,5 milhões de consumidores.
O premiê espanhol, Pedro Sánchez, declarou que quase 50% da energia foi restabelecida no país, mas não há previsões para o retorno completo do sistema.
Sánchez enfatizou que a volta é “progressiva e prudente” para evitar retrocessos. Os hospitais continuam funcionando, porém, os sistemas de telecomunicações estão afetados pela falta de energia nas antenas de sinal.
O primeiro-ministro ainda reiterou o objetivo de que “amanhã a luz tenha voltado para todo o território” e destacou medidas para apoiar municípios onde a eletricidade pode demorar mais a voltar.