Entenda, dia a a dia, os próximos passos da Igreja com a morte do papa
Igreja Católica se prepara para os rituais de luto e sucessão após a morte de Francisco. O camerlengo assume as funções papais até a eleição de um novo líder, com homenagens e funeral previstos nos próximos dias.
Morte do Papa Francisco foi anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21). A Igreja Católica inicia os rituais de luto e sucessão regidos pelo Universi Dominici Gregis, aprovado em 1996.
Hoje marca o primeiro dos nove dias de luto, com vários ritos pela morte do papa. O camerlengo, Kevin Joseph Farrell, confirmará o óbito e lacrará os quartos papais, um ritual realizado às 20h local (15h em Brasília).
Enquanto não houver um sucessor, as funções papais são delegadas aos 252 membros do Colégio de Cardeais, sob a liderança do cardeal camerlengo, que terá assistentes escolhidos entre os cardeais eleitores.
Esses cardeais definirão as reuniões preparatórias para a eleição do novo papa, que ocorrerão diariamente, mesmo durante o funeral. É esperada a chegada do corpo de Francisco à Basílica de São Pedro para homenagens públicas na quarta-feira (23).
No entanto, o sepultamento deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte, conforme o regulamento. Francisco havia optado por um funeral simplificado e requereu ser enterrado em um caixão simples na Basílica de Santa Maria Maior, ao invés dos tradicionais três caixões.
A data limite para o conclave, que elege o novo papa, é 11 de abril. Os cardeais observam um luto de 15 dias antes de iniciar o conclave, mas podem fazer isso mais cedo, se desejarem.
O mundo será informado sobre a eleição do papa pela fumaça: fumaça branca indica êxito e fumaça preta sinaliza uma votação inconclusiva.