Entenda o motivo de a China suspender a compra de frango do Brasil
China suspende importação de frango brasileiro por 60 dias após confirmação de gripe aviária. Medida visa proteger a saúde pública e respeitar protocolos sanitários entre os países.
China suspende importação de frango do Brasil após confirmação de gripe aviária em granja no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (16.mai.2025).
A suspensão, válida por até 60 dias, visa proteger a saúde pública chinesa, de acordo com medidas sanitárias previstas em contrato.
- A suspensão é permitida por cláusulas do protocolo aduaneiro que abrangem doenças animais, como a gripe aviária.
- O Brasil deverá fornecer informações detalhadas sobre o status da doença para a GACC (Administração Geral das Alfândegas da China).
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil agirá com transparência para reabrir o mercado chinês rapidamente, e contêineres com aves já em trânsito não devem enfrentar problemas na aduana.
Essa não é a primeira vez que a China suspende importações brasileiras devido a surtos de doenças. Em 2023, foi a carne bovina; em 2024, a carne de frango foi suspensa após um foco da Doença de Newcastle.
O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) já suspendeu as exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul e busca preservar a imagem do produto no mercado internacional.
Restrição à compra de carne de frango brasileira já havia sido decidida por países como a China e membros da União Europeia, seguindo protocolos sanitários acordados.