Entrega de comida em Gaza segue suspensa enquanto Israel faz novos ataques
A situação se agrava em Gaza após novos confrontos, enquanto a distribuição de ajuda humanitária é suspensa por segurança. Autoridades locais relatam um aumento nas mortes em meio à crescente tensão na região.
Dez palestinos foram mortos por disparos de tanques israelenses em Gaza nesta sexta-feira (6), conforme informado por autoridades de saúde locais.
Um grupo apoiado pelos EUA e Israel, Fundação Humanitária de Gaza (GHF), interrompeu todas as suas atividades de distribuição de ajuda até novo aviso.
O exército israelense ainda não se pronunciou sobre as mortes em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza.
A GHF recomendou que os moradores se mantivessem afastados dos pontos de distribuição por motivos de segurança, após uma série de tiroteios fatais.
A organização, que já havia iniciado a distribuição de ajuda, afirmou que a reabertura será anunciada posteriormente. Até então, havia operado quatro centros de distribuição.
A GHF foi criticada por organizações humanitárias, incluindo as Nações Unidas, por uma alegada falta de neutralidade.
Na quarta-feira, a GHF suspendeu as distribuições e pediu às forças israelenses que melhorassem a segurança dos civis após mortes de palestinos perto do local de Rafah em três dias consecutivos.