HOME FEEDBACK

Eólicas offshore terão crescimento recorde em 2025, diz agência

O setor de eólicas offshore espera alcançar recorde de 19 GW em operação em 2023, impulsionado principalmente pela China. Apesar do crescimento, incertezas quanto a arrendamentos e políticas nos EUA podem impactar o futuro do setor global.

Produção de eólicas offshore em 2023 alcançará 19 GW (gigawatts), um recorde histórico, superando os 7,7 GW de 2024.

A China é a principal responsável, com 65% (12,35 GW) dos novos projetos. Reino Unido e Alemanha também contribuirão significativamente.

Apesar da expectativa positiva, o setor enfrenta incertezas sobre contratos de arrendamento. Em 2024, 55 GW foram oferecidos em leilões, mas muitos tiveram lances abaixo da capacidade, como os leilões nos EUA.

Em Janeiro de 2024, Donald Trump declarou “estado de emergência”, suspendendo projetos de eólicas offshore, priorizando a redução de custos de energia com fontes fósseis.

No Brasil, o Marco Legal das Eólicas Offshore foi aprovado, com o presidente Lula sancionando a lei, excluindo emendas inadequadas.

O Brasil está começando seu desenvolvimento em eólicas offshore, recebendo 103 pedidos de licenciamento. O potencial é reconhecido, mas a discussão sobre o investimento em usinas marinhas persiste, dado que as eólicas em terra são três vezes mais baratas.

O Ministério de Minas e Energia sugere que a posição de Trump pode favorecer uma migração de capital para o Brasil.

Leia mais em poder360