HOME FEEDBACK

Escolher EUA em vez da China é escolher dignidade humana, diz Pompeo

Pompeo destaca a importância da escolha entre democracia e tirania em relação à influência da China. Durante o evento em Lisboa, ele enfatiza a necessidade de uma postura clara das nações ocidentais frente ao Partido Comunista Chinês.

Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA e ex-diretor da CIA, destacou que o grande desafio das democracias ocidentais é o Partido Comunista Chinês e seu líder, Xi Jinping.

Durante sua fala nesta 5ª feira (4.jul.2025), Pompeo afirmou que, ao viajar pela Europa e América Latina, muitos dizem que a disputa com a China é responsabilidade dos EUA. Ele respondeu que esses países precisam escolher um lado: entre democracia e tirania.

O ex-secretário comparou essa escolha com o posicionamento durante a Guerra Fria (1947-1991), afirmando que optar pelos EUA significa escolher liberdade, propriedade privada e dignidade humana.

As declarações foram feitas durante o 13º Fórum de Lisboa, presidido pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que atuou como apresentador do evento. Pompeo foi o keynote speaker e respondeu perguntas de André Esteves, presidente do BTG Pactual.

O fórum, conhecido como "Gilmarpalooza", tem como tema de 2025: "O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente".

Leia mais em poder360