HOME FEEDBACK

Escritor Paulo Henriques Britto é eleito para cadeira 30 da ABL

Paulo Henriques Britto assume a cadeira 30 da ABL, promovendo a integração entre poesia e cultura brasileira. Reconhecido por suas traduções e produção literária, ele promete enriquecer as discussões na Academia.

Paulo Henriques Britto foi eleito, na 5ª feira (22.mai.2025), para a cadeira 30 da ABL (Academia Brasileira de Letras). A cadeira ficou vaga após a morte da escritora Heloisa Teixeira, em março deste ano. Britto recebeu 22 votos.

O poeta e escritor já publicou 14 livros: 8 de poesia, 3 de ensaio e 1 infantojuvenil. Ele é renomado por suas traduções de cerca de 120 obras de autores da língua inglesa, incluindo Jonathan Swift, Charles Dickens, Virginia Woolf e muitos outros. Na poesia, traduziu Byron e Wallace Stevens, entre outros.

O presidente da ABL, Merval Pereira, destacou a importância de Britto para a Academia: "Ele é o maior tradutor de língua inglesa que nós temos e será muito útil para a Academia", afirmou.

A acadêmica Lilia Schwarcz elogiou Britto, afirmando que ele é um excelente poeta e que seu trabalho de tradução é memorável. "Os poetas são sempre bem-vindos", completou.

Leia mais em poder360