Espanha diz que vai demorar ‘muitos dias’ para conhecer causas do apagão
Ministra destaca que investigações sobre apagão na Espanha podem levar vários dias e ressalta a importância das energias renováveis para a independência energética do país. Especialistas apontam a necessidade de melhorias nas interconexões elétricas com nações vizinhas para garantir a estabilidade da rede.
Grande apagão na Espanha: A ministra da Transição Ecológica, Sara Aagesen, alertou que levará “muitos dias” para determinar a origem do incidente ocorrido na península ibérica. Aagesen afirmou que “todas as hipóteses estão abertas”, incluindo a de um ataque cibernético.
Ela mencionou a possibilidade de uma anomalia nas instalações fotovoltaicas do sudoeste da Espanha, embora considerar as energias renováveis como a principal causa do apagão seja “simplista”. “Ainda não sabemos quais foram as instalações de geração que deixaram de estar no sistema”, afirmou.
Especialistas indicam que o desequilíbrio entre produção e demanda de eletricidade pode ter causado o apagão, uma situação mais complicada de resolver devido à dependência de energias renováveis. A ministra destacou: “As energias renováveis estão dando à Espanha a possibilidade de alcançar uma independência energética muito importante”.
A melhoria das interconexões com países vizinhos, como a França, pode ajudar na estabilidade da rede, segundo especialistas. A ministra reforçou que essa interconexão é um objetivo que transcende os interesses de ambos os países.
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula