HOME FEEDBACK

Esperamos ‘queda substancial’ de juro para pequena empresa e MEI com garantia do Pix, diz secretário

Novo sistema de garantia pode facilitar acesso a crédito para pequenas empresas e garantirá redução significativa nas taxas de juros. O governo Lula espera que a medida traga resultados semelhantes aos observados no mercado de recebíveis do cartão de crédito.

Medida do governo Lula poderá permitir uso do Pix como garantia para empréstimos, reduzindo taxas de juros para micro e pequenas empresas e MEIs.

Marcos Barbosa Pinto, do Ministério da Fazenda, busca efeito semelhante ao da utilização de recebíveis de cartão de crédito. Estudo aponta redução de 88% do spread, promovendo queda estrutural das taxas.

A medida está em desenvolvimento com o Banco Central e deverá ser finalizada no próximo ano. A reforma do Imposto de Renda propõe isenção para até R$ 5 mil mensais e novo imposto mínimo para altas rendas.

Pinto ressalta que o Brasil já avançou na inclusão financeira, mas é necessário empoderar os consumidores com ferramentas financeiras para aumentar a autonomia. O Desenrola, que renegociou R$ 50 bilhões em dívidas, marcou uma fase de apoio.

O fluxo de pagamentos via Pix pode ser fundamental para empréstimos, direcionando uma porcentagem automaticamente para pagamento. Isso cria um mercado promissor, estimando-se uma significativa queda nas taxas de juros.

O governo também introduzirá o programa Pé-de-Meia, que ensina jovens sobre poupança e investimento, e deve impulsionar o PIB em 1% a médio prazo.

O programa será gerido pela Caixa e operado via aplicativo, promovendo educação financeira dentro do currículo acadêmico. Recursos do programa devem retornar ao fundo em caso de abandono escolar, garantindo transparência nas operações.

Leia mais em estadao