“Esperar para ver” do presidente Fed possibilita crítica de Trump, diz analista da XP
O presidente do Fed, Jerome Powell, enfrenta críticas por sua abordagem cautelosa em relação à política monetária, enquanto o mercado reage rapidamente a suas declarações. Analistas apontam que a falta de clareza sobre a inflação e as taxas de juros pode abrir espaço para questionamentos do presidente Trump.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), declarou nesta quarta-feira (16) que o “mercado processa o que está acontecendo” nos EUA. Ele afirmou que a “mudança ainda está evoluindo” e que espera “maior clareza” antes de ajustar a política monetária.
Raphael Figueredo, estrategista de ações da XP, analisou o discurso de Powell como hawkish, ou seja, agressivo em relação ao aumento da inflação nos EUA.
Rafi ressaltou que as tarifas de importação de 10% já estão provocando efeitos inflacionários. Ele também destacou que Powell está “super atento” às influências dessas taxas nos dados do banco central.
Apesar disso, o estrategista critica a falta de clareza nas mensagens de Powell sobre a economia americana, especialmente em relação à taxa de juros.
Para Rafi, a abordagem de “esperar para ver” deixa Powell vulnerável a críticas, como as recentemente feitas pelo presidente Donald Trump, que pediu sua saída do Fed, alegando que ele “está sempre muito atrasado e errado”.
O mercado reagiu negativamente, caindo na quarta-feira durante o discurso de Powell.