'Espero que ajude a acelerar o diálogo e a negociação', diz Alckmin sobre processo de Lei de Reciprocidade
Geraldo Alckmin destaca que a aplicação da Lei da Reciprocidade poderá acelerar as negociações com os EUA. O governo brasileiro enviará um comunicado oficial ao governo americano sobre o início do processo nesta sexta-feira (29).
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que a Lei da Reciprocidade contra os EUA visa acelerar negociações.
Ele destacou que o Brasil não se baseia em outros países, como a China, que sofreram sobretaxas durante o governo Trump. "Temos 200 anos de parceria e amizade com os EUA", afirmou.
Consultas iniciadas pelo governo federal para aplicar a referida lei contra os EUA após tarifaço sobre produtos brasileiros em agosto. O Ministério das Relações Exteriores notificará oficialmente o governo americano nesta sexta-feira (29).
A Camex terá 30 dias para avaliar a aplicação da lei. Lula já solicitou avaliações sobre setores como óleo e gás, farmacêutico e agrícola.
A aplicação de impostos adicionais foi vinculada a investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O pacote de medidas inclui prorrogação de prazos e linhas de crédito para setores afetados.