Esquerda volta às ruas depois de pautar debate nas redes sociais
Boulos convoca ato em apoio à taxação dos super-ricos e critica resistência do Congresso a aumentos de impostos. Mobilização se intensifica após debate nas redes sociais sobre justiça tributária e desigualdade.
Deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) convocou manifestação na Avenida Paulista para 5ª feira (10.jul.2025), em apoio à taxação dos super-ricos.
O ato surge após a esquerda intensificar o debate nas redes sociais, tentando associar o Congresso como “inimigo do povo” por resistir ao aumento de impostos dos mais ricos.
O governo já falava em “justiça tributária”, enquanto o PT de Lula lançou campanhas, usando inteligência artificial para evidenciar a carga tributária sobre os pobres. Perfis de esquerda miraram o presidente da Câmara, Hugo Motta, apelidado de “Hugo nem se importa”.
O embate nas redes foi acirrado após a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso em 25 de junho. Um levantamento da consultoria Quaest apontou que 61% dos posts foram críticos ao Legislativo.
O aumento do IOF faz parte de medidas de arrecadação do governo para equilibrar o Orçamento. O Planalto também busca aprovar reforma do Imposto de Renda, isentando quem ganha até R$ 5.000 e aumentando alíquotas para quem ganha acima de R$ 50.000. Parte dos congressistas resiste à reforma.
No dia 2 de julho, Lula promoveu a campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, compartilhando um cartaz que defendia “mais justiça tributária e menos desigualdade”.
Boulos visa fortalecer a mobilização da esquerda. Manifestações anteriores reuniram cerca de 5.500 pessoas, como no protesto de 30 de março contra a anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro, ainda abaixo das 12.400 pessoas que participaram do ato pró-anistia de Jair Bolsonaro (PL) em 29 de junho.
Até a tarde de 2ª feira (7.jun), a assessoria de Boulos não confirmou nomes de autoridades para o ato na Paulista.