HOME FEEDBACK

Estados Unidos e Irã negociarão acordo nuclear pela primeira vez em 10 anos, diz Trump

Trump anuncia negociações diretas com o Irã sobre programa nuclear, mas Teerã rejeita a proposta. Presidente americano destaca a importância do encontro e aumenta a pressão sobre o país persa.

Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (7) que os EUA iniciarão negociações diretas com o Irã no sábado para discutir o programa nuclear iraniano. Este seria o primeiro encontro desde 2015.

Trump fez o anúncio ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após conversas sobre questões comerciais e a guerra em Gaza.

O presidente americano, que abandonou o acordo internacional em 2018, pressionou por diálogo direto, enquanto o Irã insiste em negociações indiretas, afirmando que o diálogo é “sem sentido”.

Após o anúncio, o Irã reiterou que as negociações não serão diretas e insistiu na mediação de Omã. O chanceler do Irã, Abbas Araqchi, comentou que as negociações diretas são inviáveis devido às ameaças dos EUA.

Trump, no entanto, garantiu que haverá um "importante encontro" no sábado e sugeriu a possibilidade de um acordo. Ele não detalhou o local da reunião nem ações militares em caso de insucesso nas negociações, mas alertou que o Irã estaria "em grande perigo" se as conversas falharem.

Desde 2015, EUA e Irã não se encontram pessoalmente. Tentativas anteriores de reverter o acordo nuclear sob a presidência de Joe Biden foram feitas de forma indireta.

Trump também enviou uma carta ao aiatolá Ali Khamenei sugerindo novas negociações para evitar a militarização do programa nuclear. O Iraniano Massoud Pezeshkian questionou a boa-fé de Trump, afirmando que ameaças não combinam com propostas de diálogo.

Netanyahu, que se manteve em silêncio na maior parte da reunião, defendeu que qualquer acordo deve seguir o “Modelo da Líbia”, exigindo que o Irã desmonte sua infraestrutura nuclear.

A infraestrutura iraniana, no entanto, é mais complexa e está em operação há décadas, com grande parte dela subterrânea.

*Com informações de Estatão Conteúdo
Publicado por Victor Oliveira

Leia mais em jovem-pan