HOME FEEDBACK

Estamos preparados para choques externos, diz premiê chinês

O primeiro-ministro da China destacou a implementação de políticas fiscais e monetárias para enfrentar desafios econômicos globais. Além disso, enfatizou a importância das empresas chinesas em manter operações locais e contribuir para o desenvolvimento econômico.

Li Qiang, primeiro-ministro da China, afirmou a empresários no dia 25 de maio de 2025 que o governo está fazendo ajustes em políticas fiscais e monetárias para enfrentar desafios econômicos.

O encontro ocorreu em Jacarta, Indonésia, e contou com a presença de representantes de grandes empresas chinesas.

Qiang mencionou que o país está implementando medidas para estabilizar o emprego e a economia, incluindo “medidas não convencionais” a serem adotadas rapidamente.

Ele destacou que a fragmentação das cadeias de suprimento e as barreiras comerciais aumentaram, levando a China a intensificar ajustes macroeconômicos anticíclicos e a adotar uma política fiscal proativa e uma monetária moderadamente frouxa.

O primeiro-ministro também pediu que as empresas priorizem investimentos que mantenham empregos na China e que cumpram suas responsabilidades sociais.

Além disso, o Banco Central da China e a autoridade monetária da Indonésia assinaram um memorando de entendimento para cooperar na liquidação em moeda local, reforçando assim a transação em moedas locais e diminuindo a dependência do dólar norte-americano.

Leia mais em poder360