Estrangeiros em busca de valor impulsionam ações brasileiras em fuga dos EUA
Investidores buscam oportunidades no Brasil com ações em alta, beneficiadas por avaliações atrativas. A migração para ativos emergentes é impulsionada pelas incertezas no mercado americano e expectativas de mudanças econômicas favoráveis no país.
Ações Brasileiras em Alta
As ações brasileiras estão próximas do melhor primeiro trimestre desde 2022, com o índice Ibovespa subindo 18% em dólar este ano. Após uma queda de 30% em 2024, as ações estão sendo negociadas abaixo da média histórica, atraindo investidores que buscam alternativas às ações dos EUA, em meio a preocupações com a economia americana.
João Luiz Braga, da Encore Asset Management, destacou a grande diferença no desconto do Brasil em relação às ações dos EUA, o que está motivando uma migração para ativos emergentes. O indicador de ações de mercados em desenvolvimento subiu 2,4% este ano, superando o S&P 500.
A economia brasileira, relativamente fechada, proporcionou um buffer em relação às tarifas, com exportações representando apenas 18% do PIB em 2023. Essa situação, junto com avaliações baratas — com o Ibovespa negociado a 7,48 vezes os lucros estimados — atraiu aproximadamente 12 bilhões de reais em investimentos estrangeiros, o melhor primeiro trimestre desde 2022.
Investidores esperam que o banco central pare de aumentar as taxas de juros, aumentando o apelo do mercado de ações. Com a possibilidade de um governo mais favorável ao mercado após as eleições de 2026, Braga afirma: “Estou 100% apostando em ações brasileiras”, prevendo um ciclo positivo.
© 2025 Bloomberg L.P.