HOME FEEDBACK

Estreito de Ormuz é importante via de transporte global de petróleo; conheça

Fechamento do Estreito de Ormuz pode agravar crise energética global. Medida ainda depende da aprovação das autoridades iranianas para ser implementada.

Parlamento do Irã aprovou fechamento do Estreito de Ormuz, segundo a mídia local.

A decisão ocorre após bombardeio ordenado pelo presidente americano Donald Trump em instalações nucleares iranianas.

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei para entrar em vigor.

O Estreito de Ormuz, localizado entre o Irã e Omã, responsável por 20% do consumo global diário de petróleo, também transporta mais de um quinto do fornecimento mundial de gás natural liquefeito.

A marinha americana e de outros países ocidentais patrulha a região. A rota de exportação é utilizada por países do Golfo e pelo Irã.

Um fechamento do estreito interromperia o fornecimento para regiões com alto consumo de energia, como China e Europa, elevando os preços do petróleo e desestabilizando a economia global.

A decisão pode impactar a economia iraniana e seu principal comprador, a China, que usa seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para proteger o Irã de sanções.

Historicamente, o Irã já atacou o Estreito de Ormuz em 1988, durante a guerra com o Iraque, atacando um navio americano com explosivos subaquáticos.

Estagiário sob supervisão de Diogo Max

Leia mais em valoreconomico