Estudo liga ansiedade e depressão a uso de vapes por jovens
Estudo revela que jovens com problemas de saúde mental têm maior propensão ao uso de vapes. Pesquisadores apontam a relação entre saúde mental precarizada e o consumo de nicotina não combustível.
Estudo revela relação entre saúde mental e uso de nicotina em jovens
Um estudo publicado na revista Nicotine and Tobacco Research em janeiro de 2025 mostra que jovens com problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, têm maior tendência a usar nicotina, especialmente em vapes (cigarros eletrônicos).
A pesquisa analisou dados da Pesquisa Internacional de Controle do Tabaco, com comportamentos de 80 mil adolescentes de 16 a 19 anos do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, entre 2020 e 2023.
Os pesquisadores afirmaram que “o uso de produtos [de nicotina] não combustíveis [vapes] pode ter uma relação particularmente forte com a saúde mental precária entre adolescentes”.
Emily Hackworth, uma das autoras do estudo, destacou o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental dos jovens. Ela observou que “os sintomas de saúde mental internalizantes são altamente prevalentes entre adolescentes, mas raramente são diagnosticados ou tratados até a idade adulta”.
Hackworth alertou que “indivíduos não tratados” podem enfrentar resultados adversos, como suicídio e uso de substâncias, levando a expectativas de vida 25 anos mais curtas do que seus pares.