ETF que copia carteiras de ações dos bilionários do mundo chega à bolsa
Novo ETF da Buena Vista Capital oferece acesso a ações dos bilionários globais com baixo investimento. O fundo, que replica o índice Bloomberg US Billionaires, promete diversificação e性能 consistente.
Buena Vista Capital lança um novo ETF na bolsa brasileira nesta quinta-feira (3).
O fundo, codificado como RICO11, acompanha o Bloomberg US Billionaires Investment Select Index, replicando as carteiras de ações de 50 companhias dos EUA, selecionadas com base na consistência dos resultados, geração de caixa e resiliência.
As ações com maior peso incluem Nvidia, Broadcom, Microsoft, Amazon e Alphabet.
A Bloomberg avalia o patrimônio dos bilionários e inclui ações com pontuação mínima de 3 na carteira.
Recentemente, esse índice rendeu 25% ao ano, superando o S&P 500 (17%) e o Ibovespa (7%) nos últimos cinco anos.
O custo total do fundo é de 0,55% ao ano, com Imposto de Renda de 15% sobre o ganho de capital.
Renato Nobile, gestor da Buena Vista, destaca que o objetivo é reduzir as barreiras de entrada no mercado de ações internacionais, permitindo investimentos a partir de R$ 30.
A Buena Vista, que possui cerca de R$ 600 milhões sob gestão, lança seu oitavo ETF e visa popularizar esses investimentos no Brasil.
Atualmente, existem 27 ETFs de renda variável internacional na bolsa brasileira, sendo o IVVB11, da BlackRock, o mais conhecido, que acompanha o S&P 500.
Analistas sugerem investir uma parte do portfólio no exterior para acessar empresas inexistentes no Brasil e se proteger contra a volatilidade do mercado interno.
Entretanto, investimentos em renda variável não são recomendados para investidores conservadores, que evitam riscos de perda.