“Eu conheço os honestos e os corruptos”, diz Trump sobre Brasil
Trump destaca injustiça no tratamento a Bolsonaro e classifica ex-presidente como "honesto". O republicano ainda menciona que deve negociar com Lula em breve, mas não agora.
Donald Trump defendeu o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro nesta 6ª feira (11.jul.2025), dizendo que ele tem sido tratado “muito injustamente” e que é “um bom homem”.
Trump afirmou conhecer “os honestos e os corruptos” ao se referir a Bolsonaro e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na Casa Branca, antes de viajar para o Texas, Trump comentou: “Eu o conheço bem, eu negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, um homem muito honesto e que ama o povo brasileiro”.
Sobre a tarifa de 50% anunciada por Lula, Trump disse que deve conversar com o petista “em algum momento, mas não agora”.
Ele caracterizou o tratamento a Bolsonaro como “terrível” e apontou uma “caça às bruxas” contra o ex-mandatário. Trump afirmou estar acompanhando o caso “muito de perto” e pediu: “Deixem Bolsonaro em paz”.
Trump também anunciou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros via carta ao presidente Lula, justificando pela forma como o governo brasileiro tem tratado Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe de Estado em 2022.