EUA afirma que mantêm comunicação com Irã e que ambos estão 'em via diplomática'
Casa Branca reitera compromisso com diálogos diplomáticos após bombardeios a instalações nucleares iranianas. O governo dos EUA busca fortalecer parcerias no Oriente Médio e avançar negociações com o Irã, mediadas pelo Catar.
A Casa Branca reafirmou nesta quinta-feira que mantém a comunicação com o Irã e está "em uma via diplomática" após os bombardeios americanos em três instalações nucleares iranianas.
A porta-voz, Karoline Leavitt, declarou que o presidente Donald Trump sempre quis paz, e sua equipe, incluindo o enviado especial Steve Witkoff, continua a dialogar com Teerã.
Sobre a possibilidade de acordos futuros, Leavitt afirmou que é "muito cedo" para dar detalhes, insistindo na necessidade de paciência após o recente ataque.
O bombardeio ocorreu às usinas de enriquecimento de urânio em Isfahan, Natanz e Fordow.
A porta-voz também mencionou comunicação com o Catar, mediador essencial entre Irã e Israel, visando um cessar-fogo.
Além disso, Washington mantém contatos com aliados no golfo Pérsico e no mundo árabe para um possível acordo com o Irã, ressaltando a forte aliança com Israel.
Leavitt comentou sobre uma "nova era" onde os Estados do Golfo e do mundo árabe podem aderir aos Acordos de Abraão, que normalizaram relações com Israel.