EUA ameaça taxar carros japoneses em 25% por disputa do arroz
Trump anuncia ameaça de tarifas sobre carros japoneses devido à suposta recusa do Japão em comprar arroz americano, apesar de dados contrários. Japão se compromete a buscar diálogos para um acordo comercial benéfico com os EUA.
Trump ameaça tarifas sobre carros japoneses
O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou a possibilidade de tarifas de 25% sobre carros exportados do Japão. A declaração foi feita em sua conta na Truth Social, na 2ª feira (30.jun.2025).
Trump criticou o Japão por não comprar arroz americano, mesmo enfrentando escassez do produto. “Eles não vão aceitar nosso ARROZ, e ainda assim têm uma enorme escassez de arroz,” escreveu ele.
A ameaça de tarifas acontece poucos dias antes do término de uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas, que termina em 9 de julho.
Dados do United States Census Bureau mostram que o Japão comprou US$ 298 milhões em arroz americano em 2024, e US$ 114 milhões de janeiro a abril de 2025.
Antes da pausa, as exportações japonesas enfrentavam uma tarifa mínima de 24%, reduzida para 10% após a implementação da medida.
O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, afirmou que o Japão busca discussões “sinceras e honestas” com os EUA visando um acordo benéfico.
Trump já havia indicado, em entrevista à Fox News, que o Japão receberia comunicações sobre novas tarifas.