EUA amplia tarifas para mais de 400 produtos de aço e alumínio; garfos, motos e trens estão na lista
Mudança das tarifas sobre aço e alumínio atinge produtos variados, incluindo motocicletas e utensílios de mesa, causando confusão entre importadores. Especialistas alertam que o impacto pode ser significativo, com estimativas de que alcance US$ 328 bilhões em mercadorias.
Presidente Donald Trump amplia tarifas sobre aço e alumínio, incluindo mais de 400 itens de consumo, como motocicletas e utensílios de mesa.
Medida, que entrou em vigor na segunda-feira, pegou despachantes e importadores de surpresa, afetando mercadorias em trânsito.
A nova lista, divulgada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras, inclui 407 categorias de produtos que agora estão sujeitas a uma alíquota de 50%.
Os produtos afetados vão de turbinas eólicas a peças automotivas, refletindo o poder tarifário de Trump. O Departamento de Comércio confirmou a medida em um comunicado.
Faltam orientações claras para a indústria sobre as novas tarifas, especialmente para mercadorias que já estão em trânsito, gerando confusão.
Jason Miller, professor da Universidade Estadual de Michigan, estima que o alcance das novas tarifas pode atingir US$ 328 bilhões em mercadorias, um incremento significativo desde 2018.
Trump iniciou as tarifas em 2018 com objetivo de estimular a produção interna, mas indústrias americanas ainda relatam dificuldades competitivas diante das importações.