EUA apresentarão nova proposta de acordo para Gaza, e enviado especial expressa otimismo
Proposta de trégua e libertação de reféns em Gaza será apresentada nesta quarta-feira; Hamas espera um cessar-fogo permanente. As negociações seguem tensas, com exigências conflitantes entre as partes.
Enviado dos EUA apresenta nova proposta de trégua em Gaza
Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos, anunciará nesta quarta-feira, 28, uma nova proposta para um acordo de trégua e libertação de reféns na Faixa de Gaza.
Witkoff afirmou: "Estamos prestes a apresentar um novo roteiro que, esperamos, seja entregue ainda hoje. O presidente irá analisá-lo e tenho boas expectativas de que se chegue a uma trégua temporária e a uma solução de longo prazo."
O Hamas mencionou ter chegado a um "acordo" com Witkoff sobre uma estrutura geral para um cessar-fogo permanente, que inclui a libertação de dez reféns israelenses vivos. O grupo aguarda a resposta de Israel.
As negociações enfrentam um impasse, com o Hamas exigindo o fim definitivo da guerra como condição para a libertação dos reféns. Autoridades israelenses afirmam que a libertação dos prisioneiros da Faixa de Gaza não encerraria suas operações.
Desde outubro de 2023, quando Israel iniciou sua ofensiva em retaliação ao ataque do Hamas, mais de 54.000 habitantes de Gaza foram mortos. Ao todo, 58 reféns permanecem na Faixa de Gaza, dos quais 20 estão vivos, de acordo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.