EUA avalia proibir acesso de engenheiros estrangeiros a seus sistemas de defesa
Governo dos EUA investiga a presença de engenheiros chineses em sistemas do Departamento de Defesa. Secretário de Defesa apoia a proposta de proibição total enquanto se avaliam riscos à segurança nacional.
Governo dos EUA considera proibir engenheiros estrangeiros de acessar sistemas do Departamento de Defesa.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que "engenheiros estrangeiros - de qualquer país" nunca deveriam ter acesso aos sistemas do Pentágono.
A declaração foi feita em resposta a uma carta do senador Tom Cotton, que expressou preocupação com relatório sobre a Microsoft empregando engenheiros da China na manutenção desses sistemas.
Cotton alerta que isso expõe dados sensíveis a um “inimigo estrangeiro”. Segundo ele, a Microsoft depende de cidadãos americanos como "escoltas digitais" para monitorar os engenheiros chineses, mas esses profissionais podem não ter a formação adequada.
Na carta, Cotton solicitou, até 31 de julho, uma lista de empresas que contratam cidadãos chineses e aquelas que oferecem "escoltas digitais" para a Microsoft.
Ele também questionou sobre a formação desses escoltas e medidas de segurança. Hegseth respondeu que concorda com as preocupações e que sua equipe já investiga a questão.
Cotton enfatizou a importância de proteger a cadeia de suprimentos de serviços militares contra todas as ameaças.