EUA cancelam visto de secretário do Ministério da Saúde por relação com programa ‘Mais Médicos’
EUA revogam vistos de autoridades brasileiras por envolvimento no programa "Mais Médicos". A medida visa responsabilizar os envolvidos na exploração de médicos cubanos pelo regime cubano.
Estados Unidos revogam vistos de autoridades brasileiras envolvidos no programa Mais Médicos.
Nesta quarta-feira (13), os vistos de Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo, foram revogados.
A ação também inclui ex-membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), citados por sua cumplicidade com a ditadura cubana.
O Secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que as autoridades usaram a Opas como intermediária para implementar o programa sem seguir requisitos constitucionais brasileiros e driblando sanções americanas a Cuba.
Rubio denunciou que dezenas de médicos cubanos, que atuaram no programa, relataram terem sido explorados pelo regime cubano.
A revogação visa responsabilizar aqueles que possibilitam o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano, que enriquece um governo corrupto em detrimento dos cuidados médicos do povo cubano.