EUA cancelaram vistos de Lewandowski e Pacheco, diz Paulo Figueiredo
Os vistos de autoridades brasileiras refletem tensões políticas entre Brasil e Estados Unidos. Cancelamentos são vistos como retaliação às ações e decisões de ministros ligados ao governo Lula.
Cancelamento de vistos nos EUA: Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, e Rodrigo Pacheco, senador (PSD-MG), tiveram seus vistos cancelados, segundo o jornalista Paulo Figueiredo.
Figueiredo revelou a informação em X e confirmou ao Poder360 que, apesar das negações de Lewandowski e Pacheco, eles estariam "dando migué".
A assessoria de Lewandowski afirmou não ter recebido comunicação oficial, e Pacheco não respondeu ao contato até a publicação.
A fonte de Figueiredo, que afirma ter cancelado vistos de outros ministros, não é divulgada pelo governo americano. Ele acredita que Lewandowski não viu a notificação por questões de acesso e que Pacheco, por sua vez, está ciente da perda do visto.
Figueiredo também observou que o cancelamento de Pacheco foi um aviso a outros líderes legislativos, mencionando Hugo Motta e Davi Alcolumbre, relacionados a processos de impeachment em andamento.
O jornalista declarou que o impacto do cancelamento deve ser sentido por aqueles que encobrem atos da Justiça, referindo-se a Alexandre de Moraes.
Lewandowski foi alvo devido ao seu papel no STF e no governo Lula. Até agora, os EUA cancelaram vistos de outros membros do governo, incluindo parentes de Alexandre Padilha, e Gilmar Mendes também teve o seu visto revogado.
O secretário de Estado, Marco Rubio, ordenou a revogação imediata do visto de Moraes e seus aliados no STF.