EUA condicionam corte na tarifa sobre automóveis da UE a redução de taxas sobre itens industriais americanos
Estados Unidos e União Europeia avançam em acordo comercial ao detalhar redução de tarifas sobre automóveis. UE precisará rever tarifas sobre produtos industriais americanos para concretizar os descontos prometidos.
Estados Unidos e União Europeia (UE) avançam na formalização de pacto comercial.
Foi detalhado como os EUA poderão reduzir tarifas sobre automóveis europeus de 27,5% para 15%.
A tarifa reduzida se aplica a maioria dos produtos importados, mas a UE deve rever suas tarifas sobre produtos industriais exportados para os EUA.
Segundo o Financial Times, o bloco concordou em eliminar tarifas sobre produtos industriais americanos, incluindo carros, e oferecer acesso preferencial a produtos agropecuários como carne suína, laticínios e frutas secas.
A declaração conjunta de hoje representa um avanço no acordo preliminar, com metas específicas de descontos tarifários nos setores farmacêutico e de semicondutores.
Nova regulamentação para serviços digitais também está prevista. A promessa dos EUA depende da UE apresentar uma proposta legislativa para eliminar suas taxas.
As tarifas reduzidas entrarão em vigor no mês em que a legislação for apresentada e podem começar em poucas semanas, segundo um alto funcionário do governo Trump.
A mudança é aguardada por alguns Estados-membros da UE, especialmente a Alemanha, que exportou US$ 34,9 bilhões em carros e peças para os EUA em 2024.
O presidente Donald Trump elogiou o acordo, destacando sua importância em reunião com líderes estrangeiros, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.