EUA criam 37.000 vagas no setor privado em maio, muito abaixo do esperado
Crescimento do emprego no setor privado dos EUA fica aquém das expectativas em maio, com apenas 37.000 novas vagas criadas. O relatório da ADP destaca uma desaceleração no mercado de trabalho em meio a incertezas econômicas.
Criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos aumentou abaixo do esperado em maio, segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira (4).
Apenas 37.000 vagas foram criadas no mês, em comparação a 60.000 revisadas para baixo em abril. Economistas esperavam 110.000 postos para maio.
O relatório da ADP, realizado com o Stanford Digital Economy Lab, sai antes do documento do governo que será publicado na sexta-feira. Não existe correlação entre os dois relatórios.
O mercado de trabalho está perdendo força diante da incerteza econômica das tarifas. Dados de terça-feira mostraram 1,03 vaga para cada desempregado em abril, pouco alterado em relação a março.
Estimativas indicam que a economia dos EUA abriu 120.000 postos em maio, com o total fora do setor agrícola em 130.000, ambos inferiores ao mês anterior.
A expectativa é de que a taxa de desemprego permaneça em 4,2%.