HOME FEEDBACK

EUA diz que farão oposição à Nova Rota da Seda na América Latina

EUA afirmam que iniciativas da Nova Rota da Seda na América Latina ameaçam segurança regional. O governo Trump busca usar o BID para minimizar o impacto dos projetos chineses na região.

Departamento de Estado dos EUA declarou, em 15 de maio de 2025, que irá se opor “veementemente” à Nova Rota da Seda na América Latina, após a Colômbia anunciar adesão ao programa da China.

O governo de Donald Trump pretende usar o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como estratégia para combater tais projetos. Os EUA, sendo o maior acionista do BID, têm poder de voto proporcional aos recursos investidos.

Em comunicado, o Departamento afirmou: “Os dólares dos pagadores de impostos norte-americanos não devem ser utilizados para subsidiar empresas chinesas em nosso hemisfério [...] Esses projetos colocam em perigo a segurança da região.”

A Nova Rota da Seda, lançada pela China em 2013, é uma das maiores iniciativas econômicas do país, com projetos de infraestrutura e logística em 149 países, conectando diversas regiões do mundo. O Brasil, no entanto, não faz parte deste programa.

Leia mais em poder360